terça-feira, 27 de outubro de 2009

[69] Irradiados

Sei que o futebol é um mundo de emoções, onde se podem ver e compreender, as atitudes e comportamentos mais desvairados, mas isso, é próprio das claques e não só.

Neste post, desejo referir que a nossa liga Sagres, para ser uma liga como deve ser, devia ser composta por clubes com mais pergaminhos e acima de tudo, referência de base citadina e regional, e não, clubes que, por mérito estão na Liga Sagres, mas que, nem pouco mais ou menos, são representativos do melhor, que Portugal oferece a nível futebolístico.



Vamos aos factos:

Temos 16 equipas, o que dá 8 jogos por jornada, aqui não se mexe e deve continuar assim.

Na presente liga, temos Benfica, Braga, Porto, Nacional, Rio Ave, Sporting, Marítimo, Leiria, Leixões, Belenenses, P. Ferreira, V.Setúbal, Olhanense, Naval, V.Guimarães e Académica.

Aquilo que deviamos ter, seria:

AM Lisboa - Só 2 equipas, Benfica e Sporting
AM Porto - Só 2 equipas, FC Porto e Boavista

Norte, grandes cidades, regiões e historial com significado

Braga - Naturalmente, Sporting de Braga
Guimarães - Naturalmente, Vitória de Guimarães

Centro, grandes cidades, regiões e historial com significado

Aveiro - Naturalmente, Beira-Mar
Coimbra - Naturalmente, Académica
Leiria - Naturalmente, União de Leiria

Sul, grandes cidades, regiões e historial com significado

Setúbal - Naturalmente, Vitória de Setúbal
Faro - Naturalmente, Sporting Clube Farense

Açores

Ponta Delgada, naturalmente Santa Clara

Madeira

Funchal, naturalmente Marítimo

Resumindo, são estas as 13 equipas que devem estar sempre na Liga Sagres, pelo que há espaço para mais 3, que são aquelas que sobem e descem.

Como se pode verificar, são grandes equipas quase todas elas e representam regiões essenciais, que devem marcar sempre presença. Claro, que quem tem unhas toca viola e quem não sabe ou faz asneiras, sofre com isso.

De maneira rápida digo, Lisboa não é cidade para ter 3 clubes na Liga Sagres, o Belenenses devia estar sempre na liga Vitalis, para ser a equipa de Lisboa nessa liga, que não tem ninguém e já foram, em Lisboa, há muitos anos atrás, 5 equipas na 1ª Divisão que me lembre (Benfica, Sporting, Belenenses, Oriental e Atlético, o que é anedótico), no Porto, onde está o Boavista, para o Porto não estar só, o Beira-Mar por onde anda, a Académica que pode vir a descer e estar muito tempo fora da liga principal, como até há pouco acontecia, onde está o Farense, que devia estar no lugar do Olhanense, o Santa Clara não tem tradição na liga principal, mas está a Madeira, porque não os Açores e em relação à Madeira, só devia estar o Marítimo, não tem jeito nenhum o Nacional estar.

Portanto, não deviam estar na Liga Sagres, equipas que poucos adeptos trazem, que são lixo futebolístico e deviam ser irradiados para sempre desta liga, como Nacional, Rio Ave, Leixões, Belenenses, Paços de Ferreira, Olhanense e Naval.

Penso eu de que.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.