sábado, 3 de outubro de 2009

[22] Fascismo + Comunismo


Sei que é muito complicado falar deste assunto, fascismo e comunismo, porque de extremos se trata, também temos de ser razoáveis, para não sermos extremistas de ocasião. Pelo menos, muitos dizem, que fascismo nunca mais, mas aqueles que são feitos da mesma massa, também deviam dizer, comunismo nunca mais. Enfim, nos tempos de agora, quero dizer após o colapso do comunismo na ex-União Soviética, o que é que ficou, os comunistas e os pseudo-comunistas de agora - ao menos que sejam honestos em consciência - e vejam o resultado de décadas e décadas de comunismo. Tudo em cacos, imagem plástica e acima de tudo, um balão vazio.

Em relação a este país, chamado Portugal, não fica bem para alguns, sermos artistas da voz, actores, escritores, entre outras actividades dignas, sem termos tido uma costela, uma simpatia que pode às vezes escorregar para a traição (Carlos do Carmo), ou então termos feito militância nas hostes vermelhas.

Sei, que não é por escrever estas palavras, que os Estatutos do PCP Partido Comunista Português, vão mudar a sua linha dura, marxista-leninista, sei isso bem, mas sei, que eles sabem, embora a hipocrisia das circunstâncias, lhe façam valer que o comunismo é uma doutrina e bandeira de futuro, como estão enganados. Esta gente, quando alguém os critica, apelidam logo de fascista quem ousa fazê-lo, mas no que toca a mim, estão enganados, porque eu tenho ódio de morte ao fascismo e capitalismo selvagem, como tenho também ao comunismo, ainda por cima ateu, foram estas duas concepções que trouxeram à humanidade, milhões e milhões de mortos, seja no fascismo com expressões passadas na Europa ou América Latina, como o Comunismo na própria União Soviética (Estaline), como na China e em África, vejam o que aconteceu em Angola, por causa do comunismo, fizemos 1 milhão de mortos no nosso país, como argumentou uma alta figura do estado angolano, que há anos atrás, combatia em nome do comunismo.

Estas duas ideologias são malditas para sempre e já tiveram o seu ocaso. Lembro-me uma vez, já há alguns anos, estando eu em visita a um familiar no Alentejo, mais rigorosamente em Alpalhão, perto de Portalegre, de numa conversa com várias pessoas que ao fim da tarde se entretiam a conversar, alguns alentejanos (Alentejo, pátria do comunismo em Portugal, junto a com a cintura de Lisboa), terem constatado perante argumentos meus e de um engenheiro meu amigo, que também comigo estava, que o comunismo não devia ter sido aceite no nosso país, pós 25 de Abril. Um deles disse, nós (era militante do PCP), sofremos no tempo do fascismo e estavamos na clandestinidade, portanto temos direito a fazer parte da democracia que o 25 de Abril nos trouxe. No entanto, antes de lhe dizer alguma coisa,  fui interrompido por outro amigo desse alentejano (ex-PCP, segundo soube no fim), que logo lhe disse que estava enganado, os nossos militares fizeram bem em destruir o fascismo no nosso país, mas deixaram entrar, só porque esteve fora, o comunismo no nosso país, que reconheço, tem sido uma desgraça para nós, este senhor que está aqui a falar connosco, tem razão, são duas coisas más, o fascismo e o comunismo.

Por mais um fio de palavras, lá foi terminando a conversa, porque perto de 35 graus à sombra que nesse dia fazia, não convidava para falar das ideologias comunistas. Uma coisa, eu presenciei, depois de eu e o meu amigo engenheiro, termos abandonado o local e termos ido para outro sítio, cerca de 20 minutos mais tarde passamos de regresso à casa do meu familiar e no mesmo local, alguns ainda defendiam o PCP, pelo que ainda ouvi a um deles dizer, eu sou comunista mas é pena, cada vez somos menos, os jovens já não acreditam no PCP, como o meu filho.

Termino, dizendo e fazendo esta comparação. O Comunismo em Portugal, ou noutro país do mundo, é similar a um balão que em tempos foi muito bonito, com muitas cores e de aspecto imponente, mas acontece que um alfinete furou esse mesmo balão, e o que ficou, nada ficou, meus amigos, nada ficou, ficam as lembranças desses tempos de militância e de apropriação ilegítima de factos históricos, mas os comunistas de hoje, insistem em mostrar o balão, só que ele já não é visível, porque simplesmente não existe. Foi uma ideologia, feita com alicerces sobre a areia, tudo se desmoronou e colapsou, é esta a VERDADE.



O fascismo durou cerca de 60 a 70 anos, o comunismo durou um pouco mais, cerca de 90 a 100 anos, mas dentro de algumas décadas, definitivamente, estas duas ideologias, fazem parte da nossa TRISTE história. A não ser, que a maior parte dos estados do mundo, imitem um país que é um exemplo do absurdo, do inimaginável, da estupidez e da loucura total, onde a democracia é exemplo para todos. Sabem que país é este, é aquele que Bernardino Soares considera uma democracia e um exemplo, é liderado por um alucinado, que se chama Kim Jong II, o país chama-se COREIA DO NORTE, país párria no mundo inteiro, para mim o mais perigoso do mundo (junto com o Irão, mas aí são outras discussões), mortinho por lançar misseis nucleares contra os seus vizinhos, na vez de se preocupar em dar a liberdade e alimentar 24 milhões de esfomeados e que não é mais nem menos que uma ditadura comunista proletária monárquica, que vive no meio da escuridão, como se pode ver na foto que acompanha este post.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.