quinta-feira, 6 de maio de 2010

[222] AS LÁGRIMAS DO MEU PAI



O livro do dia de hoje, que o Portugal Observer apresenta e recomenda aos seus amigos leitores, é AS LÁGRIMAS DO MEU PAI, de John Updike e que é editado pela CIVILIZAÇÃO EDITORA.

Sendo assim, esta obra literária, apresenta os seguintes indicadores:

Título da Obra : AS LÁGRIMAS DO MEU PAI
Título original : My Father's Tears
Autor : John Updike
Tradução : Carla Morais Pires / Fátima Vieira
Editor : CIVILIZAÇÃO EDITORA
Lançamento : Já nas livrarias
ISBN : 978-972-26-3046-7
Depósito Legal : 306631/10
Capa : Mole
Páginas : 256
Preço : € 16,00



Os últimos contos escritos por Updike, publicados apenas após a sua morte. Uma obra bela e comovente, na qual o autor revisita os lugares da sua infância a partir da posição privilegiada da velhice.

Em O Passeio com Elizanne, velhos amigos retomam o contacto num reencontro de antigos alunos e um deles medita: “o que quer dizer esta enormidade de termos sido crianças e agora sermos velhos, a morar na porta ao lado da morte.” No conto O Copo Cheio, o protagonista descreve de um modo pesaroso os rituais da velhice. Antes de se deitar, ergue o seu copo de água e “brinda ao mundo visível, mandando o seu iminente desaparecimento à fava”. Em Variedades da Experiência Religiosa, um idoso de visita à filha em Brooklyn Heights vê desabar a Torre Sul do World Trade Center e a sua visão de Deus é alterada para sempre.


Nestas histórias memoráveis, Updike apela vezes sem conta ao sentimento, dando palavras ao que tantas vezes fica por dizer. É simultaneamente espirituoso, devastadoramente atento, comovente e, claro, um contador de histórias consumado. Esta é uma colectânea que será admirada e estimada.

IMPRENSA INTERNACIONAL

“A Terra torna-se celestial quando Updike escreve sobre ela.” THE OBSERVER

“Updike é o mestre.” SUNDAY TELEGRAPH

“Com convicção de mestre, Updike transforma o familiar no misterioso.” PUBLISHERS WEEKLY

“Raramente me tenho deparado com ficção que conta tão jovialmente as fragilidades da velhice.” WASHINGTON POST

“Updike continua a ser um fenómeno literário […] nenhum ficcionista contemporâneo usa a linguagem de forma tão bela.” IRISH TIMES


Sempre que os editores nos fazem chegar a respectiva informação de lançamento de obras literárias, fazemos imediata edição de post a informar os nossos amigos leitores cibernautas, que de forma assídua, visitam o Portugal Observer, a fim de terem conhecimento do seu lançamento, possam estar presentes no evento se for o caso, e adquirirem a respectiva obra, nas livrarias ou nos sites das próprias editoras.



A CIVILIZAÇÃO EDITORA, foi fundada em 1881 por João Fraga Lamares, na cidade do Porto. Publica diversas obras literárias nas áreas Infantis/Juvenis; Arte; Clássicos; Atlas; Obras de referência; Livros Práticos, Viagens e Turismo, etc..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.