sábado, 10 de setembro de 2011

Post 465 : O DIA CINZENTO E OUTROS CONTOS



O livro do dia de hoje, que o Portugal Observer apresenta e recomenda aos seus amigos leitores, é O DIA CINZENTO E OUTROS CONTOS, de Mário Dionísio e que é editado pelas PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA.


Sendo assim, esta obra literária, apresenta os seguintes indicadores:

• Título : O DIA CINZENTO E OUTROS CONTOS
• Título original :
• Autor : Mário Dionísio
• Tradução :
• Editor : PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
• Data de Edição : Maio de 2011
• Colecção : Livros de Bolso Europa-América (182)
• Lançamento : Já nas livrarias
• ISBN : 978-972-1-02808-1
• Depósito Legal : 327726/11
• Capa : mole
• Páginas : 222
• Preço : € 4,75




«Lembro-me perfeitamente de que, ao escrever O Dia Cinzento, não me movia a mínima ambição ‘literária’, mas outra, muito mais ambi¬ciosa e mais ingénua, que era a de acordar naqueles que o lessem a consciência da injustiça social e a necessidade de agirem contra ela.»

Eis as palavras que Mário Dionísio nos deixa no prefácio desta antologia e que resumem o espírito de uma obra pouco ou nada aclamada aquando da sua publicação, mas que o passar do tempo tornou uma das mais aplaudidas da nossa literatura.
Em 1944, O Dia Cinzento surge numa época de medo, desalento e desesperança, em que as palavras eram censuradas e os sonhos reprimidos. Talvez por isso estas histórias de vidas banais tenham passado despercebidas e o seu verdadeiro propósito não tenha sido reconhecido.
Já em 1967, O Dia Cinzento é de novo publicado, mas desta vez com Outros Contos, escritos na mesma década e que completam este volume de pequenas narrativas sobre pessoas comuns e dispersas, mas que, sem o saberem, partilham a mesma angústia, a mesma tristeza e a mesma frustração de uma vida desencantada, profundamente cinzenta…

Ensaísta, poeta e romancista, Mário Dionísio é sem dúvida uma das mais prestigiadas figuras da cultura portuguesa e do neo-realismo nacional. Além de A Paleta e o Mundo, obra em cinco volumes que a Sociedade Portuguesa de Escritores galardoou, em 1963, com o Grande Prémio do Ensaio, assinou também o romance Não Há Morte Nem Princípio e as obras poéticas Poesia Incompleta, Le Feu Qui Dort (este escrito em francês) e Terceira Idade — que em 1982 lhe valeu o Prémio do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, ex-aequo com uma obra de Alexandre O’Neill. (Poderá encontrar todas estas obras editadas por Publicações Europa-América.)


Sempre que os editores nos fazem chegar a respectiva informação de lançamento de obras literárias, fazemos imediata edição de post a informar os nossos amigos leitores cibernautas, que de forma assídua, visitam o Portugal Observer, a fim de terem conhecimento do seu lançamento, possam estar presentes no evento se for o caso, e adquirirem a respectiva obra, nas livrarias ou nos sites das próprias editoras.

No catálogo das PEA, encontra várias colecções sobre os mais diversos temas, desde a literatura portuguesa e estrangeira, até à divulgação científica, passando pela história, filosofia...; desde os livros técnicos na área da informática, gestão, agricultura e pecuária... até aos belos livros de arte; desde os livros de apoio a estudantes e professores até à literatura infanto-juvenil...

Enfim, as PEA são uma editora generalista que procura publicar obras de qualidade científica e literária que sirvam os interesses e desejos dos portugueses. Com o tempo, irá a editora desenvolver os projectos que pensa responder aos seus desejos, melhorar o seu serviço, antecipar o futuro. Mas acima de tudo, evoluir de mãos dadas com os seus leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.