sábado, 1 de outubro de 2011

Post 470 : O VERDADEIRO PODER DO VATICANO



O livro do dia de hoje, que o Portugal Observer apresenta e recomenda aos seus amigos leitores, é O VERDADEIRO PODER DO VATICANO, de Jean-Michel Meurice e que é editado pelas PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA.



Sendo assim, esta obra literária, apresenta os seguintes indicadores:

• Título : O VERDADEIRO PODER DO VATICANO
• Título original : Le Vrai Pouvoir du Vatican
• Autor : Jean-Michel Meurice
• Tradução : Carlos Pombo
• Editor : PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
• Data de Edição : Setembro de 2011
• Colecção : Biblioteca das Ideias (51)
• Lançamento : Já nas livrarias
• ISBN : 978-972-1-06183-5
• Depósito Legal : 332103/11
• Capa : mole
• Páginas : 144
• Preço : € 15,32



Como será que Pio XI e Pio XII encaravam realmente Hitler e Mussolini, com quem estabeleceram vários acordos? Aprovariam o seu comportamento, precisariam deles, pensariam que os podiam manipular?
Terá a Igreja precipitado a queda da república espanhola? Qual o motivo do silêncio ensurdecedor de Pio XII durante a Shoah? O que sabia ele verdadeiramente? Será que podia ter agido de outra forma? Terá comandado secretamente as democracias cristãs que surgiram na Europa no pós-guerra? Qual o papel do papado na contestação do comunismo, no conflito israelo-árabe, e qual o papel de João Paulo II na queda do Muro de Berlim?
São muitas as questões fervilhantes às quais este livro, construído a partir de um documentário que o autor realizou para o canal Arte, tenta dar resposta. Aproveitando a abertura recente dos arquivos secretos datados do período anterior a 1939, o autor reúne pela primeira vez numa mesma investigação os maiores especialistas da história da Igreja, laicos e por vezes muito críticos, e os eclesiásticos mais eminentes, como os cardeais Poupard, Etchegaray, Cottier (o teólogo de João Paulo II), Sodano, Tauran... que tiveram um papel nesta diplomacia tão singular do Estado do Vaticano.
Com prefácio de Henri Madelin, este livro minucioso é uma história secreta e apaixonante do século XX.


Sempre que os editores nos fazem chegar a respectiva informação de lançamento de obras literárias, fazemos imediata edição de post a informar os nossos amigos leitores cibernautas, que de forma assídua, visitam o Portugal Observer, a fim de terem conhecimento do seu lançamento, possam estar presentes no evento se for o caso, e adquirirem a respectiva obra, nas livrarias ou nos sites das próprias editoras.

No catálogo das PEA, encontra várias colecções sobre os mais diversos temas, desde a literatura portuguesa e estrangeira, até à divulgação científica, passando pela história, filosofia...; desde os livros técnicos na área da informática, gestão, agricultura e pecuária... até aos belos livros de arte; desde os livros de apoio a estudantes e professores até à literatura infanto-juvenil...

Enfim, as PEA são uma editora generalista que procura publicar obras de qualidade científica e literária que sirvam os interesses e desejos dos portugueses. Com o tempo, irá a editora desenvolver os projectos que pensa responder aos seus desejos, melhorar o seu serviço, antecipar o futuro. Mas acima de tudo, evoluir de mãos dadas com os seus leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.