quarta-feira, 6 de julho de 2011

Post 451 : Downgrades

Já há algum tempo que eu esperava que estas agências de rating, viessem causar mais estragos à nossa imagem como país, por motivo dos seus desvarios económicos. Por serem norte-americanas as 3 agências mais importantes, nada tenho a opor, a não ser que queiram fazer jogo sujo como às vezes fazem, seja na terra do tio Sam, em certas empresas do setor da indústria, como já aconteceu, até ao manifesto exagero de efetuar ratings e classificações inusitadas, sobre todos os parceiros económicos mundiais, por país e até sobre os próprios países, em matérias que não dominam, porque complexas e difíceis de classificação, porque dependente de muitas variáveis, e nos casos dos países, como Portugal, em que a Moody's, classifica como lixo, numa situação clara de previsão, sem nenhum dado a montante, considerado grave, que justificasse essa alteração.

Portugal, meteu-se de forma precipitada no mundo financeiro (global, dizem uns) tido como ultra-liberal e agora que bebemos dessa fonte, estamos agora sujeitos aos efeitos de um cálice amargo, de que não podemos fugir. A economia fulgurante dos mercados neste mundo global, terá mais tarde ou mais cedo, o seu ocaso, mas as consequências económicas serão desastrosas para países que não são nenhums "meninos de coro", como a Grécia, Portugal, Irlanda e possívelmente Espanha, que estão prestes a serem lançados borda fora. Não tinha que ser assim, apenas podemos queixar-nos de nós mesmos, que nos colocamos mesmo a jeito, com uma grande contribuição para o aumento da dívida, no catastrófico consulado de José Sócrates. Pelo menos, salvem-se as vidas dos inocentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.