sábado, 3 de setembro de 2011

Post 463 : A NÁUSEA



O livro do dia de hoje, que o Portugal Observer apresenta e recomenda aos seus amigos leitores, é A NÁUSEA, de Jean-Paul Sartre e que é editado pelas PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA.


Sendo assim, esta obra literária, apresenta os seguintes indicadores:

• Título : A NÁUSEA
• Título original : La Nausée
• Autor : Jean-Paul Sartre
• Tradução : António Coimbra Martins
• Editor : PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
• Data de Edição : Junho de 2011
• Colecção : Livros de Bolso Europa-América (133)
• Lançamento : Já nas livrarias
• ISBN : 978-972-1-01565-4
• Depósito Legal : 327730/11
• Capa : mole
• Páginas : 214
• Preço : € 5,00


Jean-Paul Sartre nasceu em Paris, em 1905, e é universalmente conhecido como um dos mais representativos vultos da cultura. O seu nome encontra-se ligado à filosofia existencialista, de que é considerado um dos maiores expoentes, pela novidade e profundeza do pensamento que desenvolveu.
Tendo desdobrado a sua actividade literária pelos géneros mais diversos, desde o ensaio ao teatro e ao romance, todos lhe serviram para ilustrar e aprofundar as suas concepções filosóficas. É ainda na lógica dessas concepções que devem ser vistas as suas tomadas de posição ocasionais perante os mais variados acontecimentos da actualidade contemporânea e que se encontram reunidas nos diversos volumes de Situações (editados por Publicações Europa-América).
Entre as suas obras mais significativas, são de apontar os ensaios de O Ser e o Nada e O Existencialismo É Um Humanismo, a série de romances Les Chemins de La Liberté e várias peças de teatro, entre as quais As Mãos Sujas e Os Sequestrados de Altona, já publicadas nesta colecção.
A Náusea foi o primeiro romance de Sartre e foi saudado aquando do seu aparecimento como a revelação dum escritor de grande talento. Através do diário diurno íntimo do protagonista, Antoine Roquentin, Sartre retrata com um realismo digno de Maupassant a vida e os habitantes duma cidade da província, explorando a fundo o absurdo da condição humana, tema que mais tarde o tornaria um autor incontornável.


Sempre que os editores nos fazem chegar a respectiva informação de lançamento de obras literárias, fazemos imediata edição de post a informar os nossos amigos leitores cibernautas, que de forma assídua, visitam o Portugal Observer, a fim de terem conhecimento do seu lançamento, possam estar presentes no evento se for o caso, e adquirirem a respectiva obra, nas livrarias ou nos sites das próprias editoras.

No catálogo das PEA, encontra várias colecções sobre os mais diversos temas, desde a literatura portuguesa e estrangeira, até à divulgação científica, passando pela história, filosofia...; desde os livros técnicos na área da informática, gestão, agricultura e pecuária... até aos belos livros de arte; desde os livros de apoio a estudantes e professores até à literatura infanto-juvenil...

Enfim, as PEA são uma editora generalista que procura publicar obras de qualidade científica e literária que sirvam os interesses e desejos dos portugueses. Com o tempo, irá a editora desenvolver os projectos que pensa responder aos seus desejos, melhorar o seu serviço, antecipar o futuro. Mas acima de tudo, evoluir de mãos dadas com os seus leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.